quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

APRENDA A RESPIRAR MELHOR É A DICA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.
RECOMENDAÇÃO PROFESSORA DEISI.

SABER VIVER
Bem Estar
Respirar Bem Faz Bem!Com que freqüência você se estressa? Como você reage ao trânsito, às contas a pagar, ao acúmulo de tarefas e quando seus objetivos não são atingidos? Esses fatores causam preocupação no seu cotidiano? Agora, pare por alguns instantes e perceba sua respiração. Ela está muito rápida ou muito lenta? É superficial ou profunda? Quando você inspira, expande mais o seu tórax ou o seu abdominal? A forma como respiramos aumenta ou diminui a nossa energia. Se você geralmente faz uma respiração muito rápida, superficial e torácica, acaba se dispondo ao cansaço, ao nervosismo, à ansiedade e a dificuldades de criatividade. Se você costuma fazer uma respiração abdominal, muito lenta, acaba sentindo sono, moleza, dificuldade de atenção e concentração. Nenhuma dessas formas é ideal para o melhor aproveitamento da energia para uma boa disposição. A respiração ideal é a diafragmática, pois facilita a respiração profunda capaz de mandar maior volume de oxigênio ao cérebro, o que melhora as atividades mentais, ao passo que estas administram a energia corporal. A forma correta de respirar, visando o nosso bem-estar, acontece quando, na inspiração, parte do ar vai para o tórax e parte para o abdome, expandindo moderadamente os dois. Para torná-la habitual, não tem segredo nenhum – basta repetir algumas vezes os seguintes passos:
Inspire e expire, percebendo como está a sua respiração;
Tente respirar profundamente e veja se consegue;
Inspire distribuindo o ar ao tórax e ao abdome (repita três vezes);
Agora, inspire profundamente, distribuindo o ar ao tórax e ao abdome;
Perceba como você se sente respirando corretamente.Uma vez que você aprende a respirar corretamente, fica bem mais fácil perceber quando está respirando errado, podendo imediatamente controlar a sua respiração, não desperdiçando a sua energia. Respirar bem faz bem!

Fernanda Bertuol. Licenciada em Educação Física, Especialista em Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem e Mestre em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário